O Poder Das Fibras Em Uma Dieta

FibrasNão vou me prender ao fato do que uma dieta equilibrada tem ou não tem (e a quantidade) até porque isso varia muito entre pessoas de acordo com os seus objetivos.  Nesse post vou ter como foco a importância das fibras em uma dieta equilibrada. Pode parecer óbvio mas com um pouco de profundidade puxando conceitos de biologia de ensino médio que com certeza muitos passaram a prestar mais atenção naqueles legumes que passam batidos nos self services ao montar seu prato de comida.

Exemplo de uma dieta equilibrada

Consultando qualquer lugar ou médico as recomendações de uma dieta não variam muito: 50% de  vegetais, 25% de amido (arroz, batata etc) e os outros 25% restantes com carne (qualquer tipo) ou ovos. Encontramos os seguintes componentes básicos:

  • Fibras (vegetais)
  • Carboidratos (amido)
  • Proteínas (carnes ou vegetais como leguminosas, cereais integrais, sementes oleaginosas etc)
  • Gorduras (origem animal ou vegetal provenientes de sementes oleaginosas)

Bom logo de cara percebe-se a ênfase (tanto na ordem, quanto na proporção) do vegetais em como um prato de uma refeição equilibrada deveria ser, agora resta entender um pouco melhor os motivo disto. Muitos sabem dizer que algo faz bem, mas falha em explicaro motivo de uma forma que realmenta convença as pessoas a optarem uma vida mais saudável.

Como as fibras podem nos ajudar ?

As fibras encontradas nos vegetais (que podem ser solúveis ou insolúveis) ajudam no bom funcionamento do intestino, redução do colesterol e até em dificultar a absorção de carbohidratos da refeição. Por serem compostas de celulose o nosso corpo não consegue digerir elas. No caso das insolúveis, elas ocupam um volume maior no intestino comparada a outros tipos de alimentos o que leva a um aumento nos movimentos peristálticos (o movimento do alimento no intestino). A redução no colesterol e redução na absorção dos carbohidratos (tratando-se das fibras insolúveis) se dá ao fato de que em contato com a água essa fibra forma uma espécie de gel, este que dificulta não apenas a absorção dos carboidratos, mas como também envolve as partículas de colesterol e sais biliares.

A bile excretada pelo fígado, que tem como função atuar na digestão de gorduras,  após a sua ação ela é reabsorvida pelo fígado para posteriomente ser ultilizada novamente, mas o “gel” de fibras solúveis impedem essa reabsorção da bile o que força o fígado a produzir mais bile.  O fígado produz cerca de 1 litro de bile por dia e em sua composição 0,3% é de colesterol, este que é retirado do sangue (LDL, popularmente conhecido como colesterol mau), ou seja 3ml(ou g ?) de gordura. Isso pode parecer pouco de imediato, mas com matemática simples nota-se que ao período de 1 mês essa quantidade é enorme se considerar que é apenas através de dietas, sem contar a atividade física.

Diversos estudos mostraram que aumentar de 5 a 10 g por dia de fibras na alimentação o colesterol LDL reduz em cerca de 5% e evidências mostram que uma quantidade superior a 11 g de beta-glucana (um tipo de fibra solúvel) de aveia pode diminuir o colesterol em até 14,5%.

O post ficou um pouco maior do que esperava, mas espero que tenha adicionado um bom conhecimento, ou reforço aos leitores de como podemos usar as fibras de forma tão poderosa ao nosso favor, não é a toa que a indústria de estética explora bastante com produtos ou suplementos alimentares para emagrecer a base de fibras.

Em posts futuros pretendo falar da importância dos outros componentes de uma dieta (proteinas, carboidratos, gordura etc), optei por manter este formato de organização para as postagens não ficarem longas demais e cansativas, com certeza quem se interessar por este artigo vai gostar dos próximos, e quem não gostar não terá perdido tempo demais.

Deixe o seu comentário