Detalhes ao Comprar Suplementos Importados

suplementos importadosAo contrário dos outros tipos de compras, eletrônicos, roupas e perfumes, importar suplementos alimentares exige alguns cuidados extras. Verificar a lista de substâncias proibidas no Brasil entre todos os cuidados é o mais importante de todos. Caso contrário seus planos de comprar suplementos importados pode ir água abaixo antes mesmo de você se preocupar com outros fatores tais como custo benefício e os laboratórios que os fabricam.

Lista de substâncias banidas pela ANVISA

É importante saber se o(s) produto(s) que você visa comprar possui substâncias proibidas pelos orgãos fiscalizadores, caso contrário comprar suplementos importados pode virar um verdadeiro pesadelo, você sem o seu produto e sem o reembolso tabém. São exemplos mais comuns de substâncias proibidas encontradas em suplementos como a sibutramina, diuréticos e estimulantes como a efedrina. Em poucas palavras tratam-se de compostos químicos controlados de uso farmacêutico em que o uso sem acompanhamento médico é extremamente imprudente.

Consultar a Credibilidade Dos Laboratórios

Baseado no mesmo argumento do parágrafo acima, é importante verificar a marca ou o laboratório responsável pela fabricação do seu suplemento desejado. Pelo fato de que suplementos alimentares não são obrigados ao registro sanitário da ANVISA, muitos produtos são vendidos com tais substâncias proibidas não declaradas em seus rótulos. Por isso é de grande importância verificar se o laboratório responsável tem credibilidade, não apenas em termos de qualidade mas como também de seguir a legislação à risca. Exemplo disso é a Integral Médica, empresa brasileira, em que adulterava seus suplementos.

Verificando a Verdadeira Qualidade

Por fim ao comprar suplementos importados é importante comparar o custo benefício. De nada vale comprar os melhores produtos do mercado e gastar fortunas enquanto seria possivel obter resultados similares gastando muito menos. Um bom exemplo disto é o Gold Standard 100% Whey e o Platinum Hydro Whey, ambos proporcionam resultados bastante semelhantes com o detalhe de que o primeiro pode ser encontrado por 160 reais ( na centraldossuplementos.com.br) e o segundo somente em valores acima de 200 reais, uma “pequena” differença de 20%!

O Poder Das Proteínas Em Uma Dieta

proteínas

fontes de proteinas

Continuando o post anterior no qual eu fiz um texto bem enxuto de como as fibras de uma dieta equilibrada podem nos ajudar, agora irei falar um pouco sobre as proteínas. Elas são usadas para manutenção, reparação e construção dos músculos, o que faz delas indispensáveis em qualquer dieta, pois com elas você vai manter ou aumentar sua massa muscular, que por consequência vai reduzir o seu índice de gordura corporal.

Uma Breve Aprofundada na Composição Das Proteínas

As proteínas são formadas por cadeias de aminoácidos. Estes que são divididos em essenciais, os quais o nosso organismo não sintetizam, ou seja são obtidos pelos alimentos e não-essenciais, os quais o nosso organismo consegue produzir mais especificamente no nosso fígado. Aqui vou delimitar o rumo do post e falar sobre os aminoácidos essencias, eles possuem papel considerável para o desempenho como um todo em atividades físicas.

Dos alimentos considerados fontes de proteínas completas, ou seja que possuem todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções boas para uma dieta adequada (mais conhecido como alto valor biológico) estão: o leite, a carne vermelha, o peixe, aves e os ovos, sendo este último considerado a melhor entre as fontes alimentares.

Como os aminoácidos das proteínas agem ?

Uma vez que as proteínas são quebradas em aminoácidos, estes são transportados de forma mais rapida através da corrente sanguínea até as células do tecido muscular onde serão absorvidas. No caso de intensa atividade física esses aminoácidos irão servir de energia para manter o rendimento. Entretanto em toda atividade física há um “rompimento” nas fibras do tecido muscular seja em exercicíos aeróbicos ou musculares, em graus differentes, assim os aminoácidos também desempenham o papel de reconstruir o tecido lesionado resultando em um tecido mais forte (mais massa muscular).

No final das contas a equação fica simples, com mais massa muscular o índice de gordura corporal cai por consequência imediata. e Indiretamente quanto mais massa muscular, mais energia nosso corpo será capaz de queimar em que parte dela será de nossas reservas de gordura! abençoadas sejam as proteínas

O Poder Das Fibras Em Uma Dieta

FibrasNão vou me prender ao fato do que uma dieta equilibrada tem ou não tem (e a quantidade) até porque isso varia muito entre pessoas de acordo com os seus objetivos.  Nesse post vou ter como foco a importância das fibras em uma dieta equilibrada. Pode parecer óbvio mas com um pouco de profundidade puxando conceitos de biologia de ensino médio que com certeza muitos passaram a prestar mais atenção naqueles legumes que passam batidos nos self services ao montar seu prato de comida.

Exemplo de uma dieta equilibrada

Consultando qualquer lugar ou médico as recomendações de uma dieta não variam muito: 50% de  vegetais, 25% de amido (arroz, batata etc) e os outros 25% restantes com carne (qualquer tipo) ou ovos. Encontramos os seguintes componentes básicos:

  • Fibras (vegetais)
  • Carboidratos (amido)
  • Proteínas (carnes ou vegetais como leguminosas, cereais integrais, sementes oleaginosas etc)
  • Gorduras (origem animal ou vegetal provenientes de sementes oleaginosas)

Bom logo de cara percebe-se a ênfase (tanto na ordem, quanto na proporção) do vegetais em como um prato de uma refeição equilibrada deveria ser, agora resta entender um pouco melhor os motivo disto. Muitos sabem dizer que algo faz bem, mas falha em explicaro motivo de uma forma que realmenta convença as pessoas a optarem uma vida mais saudável.

Como as fibras podem nos ajudar ?

As fibras encontradas nos vegetais (que podem ser solúveis ou insolúveis) ajudam no bom funcionamento do intestino, redução do colesterol e até em dificultar a absorção de carbohidratos da refeição. Por serem compostas de celulose o nosso corpo não consegue digerir elas. No caso das insolúveis, elas ocupam um volume maior no intestino comparada a outros tipos de alimentos o que leva a um aumento nos movimentos peristálticos (o movimento do alimento no intestino). A redução no colesterol e redução na absorção dos carbohidratos (tratando-se das fibras insolúveis) se dá ao fato de que em contato com a água essa fibra forma uma espécie de gel, este que dificulta não apenas a absorção dos carboidratos, mas como também envolve as partículas de colesterol e sais biliares.

A bile excretada pelo fígado, que tem como função atuar na digestão de gorduras,  após a sua ação ela é reabsorvida pelo fígado para posteriomente ser ultilizada novamente, mas o “gel” de fibras solúveis impedem essa reabsorção da bile o que força o fígado a produzir mais bile.  O fígado produz cerca de 1 litro de bile por dia e em sua composição 0,3% é de colesterol, este que é retirado do sangue (LDL, popularmente conhecido como colesterol mau), ou seja 3ml(ou g ?) de gordura. Isso pode parecer pouco de imediato, mas com matemática simples nota-se que ao período de 1 mês essa quantidade é enorme se considerar que é apenas através de dietas, sem contar a atividade física.

Diversos estudos mostraram que aumentar de 5 a 10 g por dia de fibras na alimentação o colesterol LDL reduz em cerca de 5% e evidências mostram que uma quantidade superior a 11 g de beta-glucana (um tipo de fibra solúvel) de aveia pode diminuir o colesterol em até 14,5%.

O post ficou um pouco maior do que esperava, mas espero que tenha adicionado um bom conhecimento, ou reforço aos leitores de como podemos usar as fibras de forma tão poderosa ao nosso favor, não é a toa que a indústria de estética explora bastante com produtos ou suplementos alimentares para emagrecer a base de fibras.

Em posts futuros pretendo falar da importância dos outros componentes de uma dieta (proteinas, carboidratos, gordura etc), optei por manter este formato de organização para as postagens não ficarem longas demais e cansativas, com certeza quem se interessar por este artigo vai gostar dos próximos, e quem não gostar não terá perdido tempo demais.

Post Inaugural

Primeiramente olá a todos que estiverem lendo este post e bem vindos à Fit Informa.
Após procurar muito por informações, as quais não faltam na web, e também “apanhar” bastante, pois sites mais especializados são bastante difíceis de compreender para uma pessoa comum, me veio a idéia de criar um blog. O blog teria como objetivo publicar posts que não fossem tão genéricos e de pouco valor de conteúdo para quem lesse, mas também que não fossem específicos demais para não dificultar a vida do leitor menos experiente no assunto.

Uma boa ilustração (e até besta) para o que eu quero dizer é:

Eu me matriculo numa academia pois eu sei que se exercitar faz bem à saúde, porém na academia os equipamentos são de má qualidade ou não tem instrutores para nos auxiliarem (ou pior os dois), colocando em risco minha integridade física e acabando ou dificultando o meu objetivo inicial de me manter saudável. Pior ainda é se eu me alimentar mal, o que praticamente anula a academia, mesmo se ela for boa.

O ponto onde quero chegar é que a falta de um “link” de uma informação com a outra acaba fazendo com que tenhamos idéias equivocadas sobre as coisas, seja porque a informação é genérica demais ou seja porque a informação é técnica demais e não conseguimos associar as coisas.  Por causa disso acabamos cometendo muitos erros, que custam caro seja em termos de saúde ou em termos financeiros mesmo, pois no assunto fitness e bem estar produtos e serviços são o que não faltam. Basta jogar no google e você encontrará toneladas de anúncios.

Por isso resolvi criar um blog onde, na medida do possível, eu possa compartilhar informações sobre fitness que sejam úteis à pessoas comuns e ao mesmo tempo não sejam óbvias demais para os mais experts (sempre procurando escrever de uma forma simples porém não simplificada). Dessa forma quem conhece pouco a respeito possue a base para compreender melhor se caso ele for pesquisar mais a fundo e para quem já é mais entendido no assunto, sempre existe a possibilidade aprender um pouco mais ou se atualizar!

Espero que gostem desse blog e até o próximo post !